sexta-feira, 30 de março de 2012

A menina que roubava livros.


A carta.

Cara Liesel,

Sei que você me acha ridícula e nauseabunda
(consulte esta palavra, se não a conhecer),
mas devo dizer-lhe que não sou tão estúpida
que não veja suas pegadas na biblioteca.
Quando notei a falta do primeiro livro,
achei simplesmente que o pusera no lugar errado,
mas depois vi os contornos de uns pés no chão,
em algumas réstias de luz.
Isso me fez sorrir.
Fiquei contente por você ter levado o que era seu por direito.
Depois , cometi o erro de supor que aquilo seria o fim.
Quando você voltou, eu deveria ter-me zangado,
mas não me zanguei.Pude ouvi-la,
da última vez, mas resolvi deixá-la em paz.
Você sempre leva apenas um livro,
e serão necessárias mil visitas até
que todos tenham sumido.
Minha única esperança é que, um dia, você bata
à porta da frente e entre na biblioteca da maneira mais civilizada.
Mais uma vez, lamento não termos mais podido manter o emprego
de sua mãe de criação.Por último, espero que você ache útil
este dicionário e tesauro, ao ler seus livros furtados.
Cordialmente,
Ilsa Hermann

( trecho do livro pags.264-265)


Um comentário:

  1. Oi Mari, eu li e adorei.
    Parabéns pelo blog, muito criativo.
    abraço.
    Tere

    ResponderExcluir